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História da Regiane Reis

Pilates

História do Pilates

"Eu inventei todas as máquinas em 1925 e usei para exercitar pacientes reumáticos. A máquina gera resistência aos seus movimentos de forma correta, fazendo seus músculos internos trabalhar contra essa resistência. De forma suave, lenta e concentrada seu corpo inteiro trabalha e está presente."

Joseph Pilates

Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Era uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar varias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Na juventude estudou e se tornou especialista em cultura física, mergulho e ginástica.

Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e foi considerado um inimigo estrangeiro sendo preso em um campo de concentração. Pilates tornou-se então enfermeiro e treinou os outros estrangeiros com os exercícios de cultura física que havia criado. Sua técnica só foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiram a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918.

Em 1926 Pilates emigrou para os Estados Unidos e fundou um studio na cidade de Nova Iorque. Denominando seu método como "Contrologia".

Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morreu em 1967, aos 87 anos. Desde então o método cresceu muito e hoje em dia, o Método Pilates não é usado mais somente como atividade física, mas também para fins de reabilitação, podendo tratar uma grande variedade de patologias. Pilates naquela época já estava 50 anos à frente do seu tempo. A definição de Pilates para um bom condicionamento físico é a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de realizar com facilidade suas atividades de vida diária.

Todos os exercícios para Joseph Pilates eram baseados em fortalecimento muscular com alongamento, por isso ele já dizia na época: "Se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem."

Detalhes Sobre o Método Pilates

O método Pilates é um programa de exercícios utilizado tanto como atividade física como reabilitação, consiste em cerca de 500 exercícios com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente focando os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado e são primordiais para sustentar a coluna. Os exercícios de Pilates ensinam a consciência da respiração, alinhamento do tronco e fortalecimento dos músculos dorsais profundos, o quais são importantes para aliviar e prevenir dores nas costas.

Os exercícios realizados através do método são diferenciados pelo fato de não usar pesos adicionais, sendo empregada somente a própria força, são rítmicos trabalhando força e alongamento, demandam concentração e controle do corpo e mente. Ao invés de realizar várias repetições, os exercícios de Pilates requerem menos repetições e movimentos fluidos e precisos.

Os movimentos são, geralmente, realizados em séries de 10 repetições para cada seguimento muscular e estão divididos em exercícios realizados no chão - sobre um tapete de borracha, em bolas de diferentes diâmetros e nos aparelhos específicos, cadilac ou trapézio, reformer, combo chair e ladder barrel.

Benefícios do Pilates

O método Pilates traz inúmeras vantagens, principalmente para aquelas pessoas que estão cansadas das tradicionais ginásticas de academia. Os resultados de emagrecimento e queima calórica são expressivos, acompanhados do aumento de massa muscular, resistência cardiorespiratória, diminuição do estresse e da tensão e aumento da flexibilidade, além de ser uma atividade onde o impacto nas articulações é ausente.

  • Melhora da coordenação motora e equilíbrio
  • Estímulo da circulação sanguínea
  • Facilitação da drenagem linfática
  • Promove relaxamento e bem estar