O que é a Fisioterapia?
Segundo a WCHPT (Confederação Mundial de Fisioterapia), a Fisioterapia é definida como a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo de toda a sua vida.
O seu principal interesse e objectivo é identificar e maximizar a qualidade de vida e de potencial de movimento de cada pessoa, dentro das aréas da promoção, prevenção, tratamento/intervenção, habilitação e reabilitação da saúde.
Para a Fisioterapia, o movimento funcional de cada pessoa é fundamental no que significa ser saudável.
Quando a função e a mobilidade de uma pessoa estão afectadas pela dor, envelhecimento, lesões, doenças, incapacidade e longos períodos de inactividade, o Fisioterapeuta é o profissional de saúde qualificado para realizar a avaliação completa do paciente.
Esta avaliação é focada na pessoa como um todo, ou seja, o Fisioterapeuta irá considerar não só o bem-estar físico, como também o bem-estar psicológico, emocional e social de forma a chegar ao diagnóstico e elaborar o plano de tratamento mais adequado a cada pessoa.
Graças ao seu vasto conhecimento anatómico e fisiológico do corpo e do movimento, o Fisioterapeuta promove o bem-estar, a mobilidade e a independência em pessoas dos 0 ao 99 anos de idade.